segunda-feira, 1 de junho de 2009

Spaghetti con Calamari - Espaguete com Lula

Este é um fantástico prato de massa à moda siciliana, realmente muito simples de preparar, embora pareça "luxuoso" e "chique" ao mesmo tempo.

- Óleo de oliva e Azeite de oliva extra virgem
- 1 bulbo de funcho (erva doce) picados finamente e as folhas reservadas
- 2 dentes de alho descascados e fatiados finamente
- 2 colheres de chá de semente de funcho esmagadas
- 1 taça grande de vinho branco seco
- 1 pimenta vermelha fresca, sem sementes e fatiada finamente
- 4 lulas pequenas, lavadas e cortadas em anéis, deixe os tentáculos inteiros
- 450gr de um bom espaguete
- 1 pequeno punhado de folhas de salsa fresca picadas
- raspas de 1 limão siciliano
- sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Antes de começar, deixe todos os ingredientes prontos para serem usados.

Despeje uns dois fios generosos de óleo de oliva em uma frigideira grande, ou em uma caçarola. Dê uma girada na panela (para espalhar o óleo) e adicione o bulbo picado, as sementes de funcho e o alho. Refoque em fogo médio (por aprox. 5 min.), mexendo o mais frequentemente que você puder. Aumente o fogo e adicione o vinho, a pimenta vermelha e a lula. Continue mexendo até o álcool do vinho e o líquido tenham evaporado pela metade. Abaixe o fogo para brando e, então, cozinhe a massa em água fervente.

Neste ponto prove o molho e acerte o tempero, se necessário. Depois que a massa estiver al dente, passe-a pelo escorredor, guardando um pouco da água do cozimento. Misture imediatamente a massa com a lula e o molho. Remova a panela de fogo e regue com azeite de oliva extra virgem, junte as folhas de funcho e a salsa. Dê uma boa misturada em tudo, prove para checar os temperos, se for necessário diluir acrescente um pouco de água do cozimento. Divida em 4 pratos e espalhe um pouco de raspas de limão por cima de cada prato e coma imediatamente!

Um comentário: