sexta-feira, 8 de maio de 2009

Fogo Culinário

Há mais de 500 mil anos o ser humano aprendeu a fazer fogo e domesticá-lo. Com o fogo começou a cozinhar os alimentos. O "fogo culinário" é o que diferencia o ser humano de outros mamíferos complexos. A passagem do cru ao cozido é considerado um dos fatores de passagem do animal ao ser humano civilizado. Com o fogo surgiu a culinária, própia de cada povo, de cada cultura e de cada região.
Cada povo possui alguns alimentos característicos que entram na constituição de sua identidade histórica. Assim por exemplo, a feijoada no Brasil, os tacos no México, o hamburguer dos norte-americanos, a pizza e massas dos italianos, o chucrute dos alemães, o kibe dos árabes, os sushis e sashimis dos japoneses, entre outros. Não se trata apenas de cozinhar os alimentos, mas de realçar o seu sabor. Nos condimentos utilizados e nos sabores diferenciados se distingue uma culinária da outra, e se diferenciam as culturas.

Segundo Claude Lévi-Strauss, eminente antrópologo que trabalhou muitos anos no Brasil: "o domínio da cozinha constitui uma forma de atividade humana verdadeiramente universal. Assim como não existe sociedade sem linguagem, assim também não há nenhuma sociedade que não cozinhe seu alimentos".

Por Leonardo Boff, teólogo e escritor.

2 comentários:

  1. Vamos acender o fogo...
    Cozinhar alimenta, não só o corpo, mas a mente e a alma...
    Temperos deliciosos, combinações especiais, estudos e sabores...

    Desejo para as Delícias da Lulu todo o sucesso, aromas, sabores e especiarias possíveis!

    Nham, nham...

    Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Oi minha flor, tá lindo isso. E me deu água na boca esse teu menu. Te amo flor. Beijão

    ResponderExcluir